Entre ou Cadastre-se

para ver seus pedidos

Ilhabela

Naufrágio Velasquéz + Theresina

NAUFRÁGIOS: VELÁSQUEZ + THEREZINA

Ilhabela tembém é conhecida como a Capital dos Naufrágios.

São 10 navios afundados: Aymoré, Concar, Crest, Dart, France, Hathor, Principe das Astúrias, São Janeco, Therezina, Velasquez

Os que tem mais fácil acesso e é possivel o mergulho são: Velasquez, Therezina, Aymoré.

Por serem muito antigos, não existe penetração. A profundidade vai de 8 a 18 metros, assim o mergulho é possível a todos os credenciados de todos os níveis!

MERGULHO VELASQUÉZ + THERESINA

Como funciona?

  • Indicação: mergulhadores iniciantes e avançados 
  • Local com muita vida marinha
  • Profundidade: 8 a 18m
  • Visibilidade: 5 a 20 m, dependendo da época do ano e do destino escolhido
  • Saídas confirmadas dependendo de número de pessoas e da previsão do tempo
  • Horário: 9h00 às 15h00
  • Duração: 6 a 8 horas
    (1h de navegação – tempo estimado dependendo do barco)
  • Mergulho: são 02 mergulhos, um no Velasquez e um no Therezina

A embarcação está equipada com:

  • 02 Banheiros
  • Kit de Primeiros Socorros
  • Kit DAN de Oxigênio de Emergência
  • Bote com motor para apoio aos mergulhadores

 

O que inclui?

  • 02 cilindros
  • Lastro
  • Acompanhamento Staff Narwhal
  • Alimentação: lanches, biscoitos, frutas, refrigerantes, água
  • Acompanhamento Staff Narwhal

Aluguel de Equipamentos:

Consultar valores

Observações:

  • Acompanhantes podem ir no barco
  • Snorkeling incluso (opcional)

VELASQUÉZ

Data: 16/10/1908 às 22h
 GPS23º 53,829′ S / 45º 27,702′ W
 LocalizaçãoSudoeste do farol da Ponta da Sela, distante 70m da praia – Ilhabela.
 Profundidade (m)7 – 25
 Visibilidade (m)4 – 8
 MotivoBateu nos rochedos
 EstadoDesmantelado
 CargaPassageiros, malas postais e café
 TipoCargueiro à vapor
 NacionalidadeInglaterra
 Dimensões (m)141.9 / 18 / 9.1
 Deslocamento (t)7.542
 ArmadorLamport & Holt Line
 EstaleiroSir Raylton Dixon & Co. Ltd., Middlesbrough
 PropulsãoVapor
 Fabricação1906

Transatlântico inglês, com 153 metros de comprimento, casco de aço e propulsão a vapor. Naufragou em 17.10.1908, tendo como causa o mau tempo. No costão, em alinhamento com a posição dos destroços e próximo a linha d’água encontra-se uma das âncoras Hawkins ainda passada no escovém, certa quantidade de correntes e um cabeço de amarração. O naufrágio encontra-se desmantelado, em posição perpendicular ao costão, junto a este, aos 5 metros, podem ser vistos alguns ferros sem partes identificáveis. Nadando em direção ao fundo chega-se a primeira caldeira, posicionada à frente das demais e perpendicularmente ao sentido do casco.

Aos 8 metros, ao centro dos destroços, encontram-se três grandes caldeiras, a terceira esta ligeiramente afastada a bombordo do navio. Atrás das duas caldeiras principais estão as máquinas, onde podem ser vistos os virabrequins, pistões, camisas e mancais. À bombordo, existe uma grande parte do casco e a boreste pequenos pedaços, turcos e cabeços de amarração. Seguindo-se o eixo em direção ao fundo, pode-se acompanhar os mancais até alcançar-se a popa ainda inteira. O comando do leme é nítido, estando apoiado em ângulo de 45º com o fundo, logo abaixo do leme, está o corpo (cubo) do hélice, de onde foram retiradas três das quatro pás.

O transatlântico Velásquez, da linha da Lamport & Holt, atracou no porto de Santos, vindo de Buenos Aires, para embarcar passageiros e 2.133 sacas de café, que seriam levadas para Nova York. No dia seguinte, 16 de outubro de 1908, chovia forte e o mar estava muito agitado quando Velásquez foi envolvido por uma vasta cerração. Não se sabe ao certo o motivo, mas há grandes probabilidades de que foi por erro de navegação que o transatlântico se chocou com as rochas de Bustamante, próximo à Ponta da Sela e afundou.

Quase toda a tripulação e os passageiros se salvaram com botes. Muitos mergulhadores visitam o Velásquez pelo seu fácil acesso. Ainda é possível ver muitos pedaços do navio envoltos por uma grande variedade de peixes coloridos e outros tantos tipos de vida marinha.

TERESINA

 Nome  Anterior: Siegmund
  Data: 01/02/1919
  GPS23° 54,289 ‘ S / 45° 27,591’ W
  LocalizaçãoDistante 70m do costão – Ilhabela
  Profundidade (m)8 – 15
  Visibilidade (m)2 – 8
  MotivoBateu no costão
  EstadoDesmantelado
  CargaCafé, sacarias diversas e malas postais
  TipoCargueiro à vapor
  NacionalidadeBrasil
  Dimensões (m)93.23 – 16.61 – 6.76
  Deslocamento (t)3.034
  ArmadorLoyd Brasileiro
  Estaleiro: Irvine’s Shipbuilding & Drydock Co. Ltd. – West Hartlepool (Sunderland)
  PropulsãoVapor
  Fabricação1906

Cargueiro brasileiro, com 97 metros de comprimento, casco de aço e propulsão a vapor. Naufragou em 02.02.1919, tendo como causa o mau tempo. O naufrágio encontra-se totalmente desmantelado, sem seguimento normal e com peças espalhadas por todo o perímetro. Os destroços começam junto ao costão com a presença de um guincho, correntes e outras partes não identificáveis, seguindo-se na direção do fundo e ligeiramente para a direita do costão, podem ser vistas duas das caldeiras posicionadas em pé, uma delas está colapsada, enquanto a outra apresenta-se íntegra. Ao lado de uma destas caldeiras está encostado um hélice de quatro pás, parecendo ter parado aí, em uma das tentativas de resgate da peça. Abaixo das caldeiras pode ser visto o bloco da máquina, o virabrequim, pistões e parte do eixo. Junto ao bloco parte do cavername e casco ainda estão íntegros. Já na areia encontra-se uma câmara de condensação da caldeira e alguns turcos. Uma série de outras peças como cabeços de amarração e partes do casco estão colocadas nos arredores deste grupo principal de destroços.

47 mil sacos de farinha de milho e outras cargas foram despachados do porto de Santos com destino à França, através do vapor brasileiro Therezina. Mas o inesperado aconteceu.

No dia 3 de fevereiro de 1919, a estação telegráfica do Monte Serrat de Santos foi comunicada do encalhamento do vapor sobre as pedras do chapadão sul da Ponta do Boi, em Ilhabela. Relatos das embarcações que buscavam o resgate da tripulação descreviam o navio quebrado em dois, em estado de perda total.

Felizmente, todos foram salvos. Os motivos do encalhe são desconhecidos, sendo melhor aceita a suposição de que a correnteza fez o navio sair da rota e bater na costa da ilha. O Therezina tinha o nome de Siegmund, pois teve sua origem na Alemanha. Foi confiscado pelo governo brasileiro por refugiar-se em águas nacionais sem permissão, sendo então rebatizado e transformado em navio cargueiro. Sua hélice está exposta em frente ao Museu de Naufrágios.

MERGULHE MAIS EM ILHABELA!

Conheça outros pontos de mergulho e passeios na Ilhabela! Faça sua reserva!

Ilha das Cabras
Ilha das Cabras
Ilha dos Búzios
Alcatrazes
Naufrágio Aymoré
Naufrágio Aymoré
escuna-una
Escuna Una
FAQ

Perguntas Frequentes

▶️ *Obrigatório Uso de Máscara*, tanto na empresa, como no barco. ▶️ Temos Álcool Gel e Álcool 70% em todas as dependências da empresa, inclusive no barco. ▶️ Mantemos todos os ambientes da empresa higienizados, inclusive o barco. ▶️ Todos nossos eqptos de mergulho foram devidamente higienizados. ▶️ Se possível, *tragam seu copo não descartável*, para não gerar lixo com copos de plástico descartáveis.

⏩ Antes de embarcar: na Loja: preenchimento do formulário do mergulhador com questionário médico (fornecido por nós) + apresentação de credencial de mergulhador. ⏩ No barco, antes do mergulho: Briefing para relembrar os sinais e as regras de mergulho, saber como será o processo de entrada e saída da água, além de como o mergulho será guiado.

⏩ O cancelamento não poderá ser realizado no dia ou após a data do serviço; ⏩ Não terá nenhum tipo de ressarcimento de valor nos casos de sentir enjôo no bote/barco, ter pouca ou nenhuma visibilidade, não sentir confortável na água e não conseguir descer/realizar o mergulho ou de não gostar do mergulho oferecido; ⏩ Lembre-se que não poderá ser solicitado qualquer tipo de reembolso, caso não compareça para utilizar o serviço contratado; ⏩ Reembolso integral: só poderá ser realizado se o pedido do cancelamento for solicitado em até 48 horas antes da data do passeio, sendo cobrado taxa administrativa de 10% descontada diretamente do valor reembolsado. ⏩ Após este prazo será cobrado No Show, sem direto a reembolso (100% do valor pago). Comunicar-se pelo Whats App (12) 98886-7268.