Entre ou Cadastre-se

para ver seus pedidos

Ilhabela

Alcatrazes

ALCATRAZES

O Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes é um santuário localizado há cerca de 40 km da costa. Desde 2017, está aberto para visitação de barcos autorizados.

A ilha abriga mais de 1300 espécies, 100 deles sofrem ameaça de serem extintas. Possui também o maior ninhal de Fragatas do Atlântico Sul e é área de alimentação, reprodução e descanso para mais de 10.000 aves marinhas.

Nas águas de Alcatrazes está a maior quantidade de peixes do Sudoeste do Brasil, das mais variadas formas e cores, que lá encontram o ambiente ideal para reprodução e crescimento.

A visita pública ao Refúgio de Alcatrazes pode ser realizada somente com empresas e condutores autorizados pelo ICBMIO.

Não é permitido desembarcar na Ilha, mas podemos mergulhar em alguns pontos.

MERGULHO EM ALCATRAZES

Como funciona?

  • Ideal para iniciantes e avançados
  • Local com muita vida marinha
  • Profundidade de 8 a 30 m
  • Visibilidade varia de 3 a 30 m, dependendo da época do ano
  • Saídas confirmadas dependendo de número de pessoas e da previsão do tempo
  • Horário: 6h30 às 18h30
  • Navegação: 3h de navegação pra ir, 3h pra voltar, dependendo das condições do mar
  • Mergulhos: 02 mergulhos em pontos diferentes

O que inclui?

  • 02 cilindros
  • Lastro
  • Lanche: água, suco, refrigerante, frutas, sanduíche natural, cachorro quente, torta salgada, bolo, bolachas
  • No retorno, após sairmos dos limites da UC (Unidade de Conservação), será servido churrasco
  • Presença de 01 Condutor Credenciado pelo ICMBio para cada 06 mergulhadores, além da Tripulação de Segurança

A embarcação está equipada com:

  • 02 Banheiros
  • Kit de Primeiros Socorros
  • Kit DAN de Oxigênio de Emergência
  • Bote com motor para apoio aos mergulhadores

Aluguel de Equipamentos (consulte valores):

  • Colete, roupa ou regulador
  • Máscara com snorkel ou nadadeiras

Observações:

    • Acompanhantes podem ir no barco
    • Mergulho de flutuação, batismo e visita embarcada: consultar valores
    • Chegar com 30 minutos de antecedência

PONTOS DE MERGULHO

 Baba de Boi – Poita 4: Ponto de mergulho abrigado de vento sudoeste no Saco do Funil, ideal para prática de mergulho autônomo (de baixa dificuldade), inclusive batismo, livre e de flutuação, com profundidades entre 4 e 15 metros. O ambiente é recifal formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, onde predomina a fauna marinha de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Atividades permitidas: mergulho autônomo, livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up)

 Baba de Boi – Poita 5: Ponto de visita embarcada abrigado de vento sudoeste no Saco do Funil, ideal para prática de mergulho livre e de flutuação e de natação recreativa, com profundidades entre 4 e 15 metros. O ambiente é recifal formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, onde predomina a fauna marinha de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Nesse ponto é possível visualizar os antigos alvos dos treinamentos militares da Marinha do Brasil em Alcatrazes. Atividades permitidas: banho de mar, mergulho livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up), observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.

 Baba de Boi – Poita 6: Ponto de visita embarcada abrigado de vento sudoeste no Saco do Funil, ideal para prática de mergulho livre e de flutuação e de natação recreativa, com profundidades entre 4 e 15 metros. O ambiente é recifal formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, onde predomina a fauna marinha de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Nesse ponto é possível visualizar os antigos alvos dos treinamentos militares da Marinha do Brasil em Alcatrazes. Atividades permitidas: banho de mar, mergulho livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up), observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.

 Baba de Boi – Poita 7: Ponto de visita embarcada abrigado de vento sudoeste no Saco do Funil, ideal para prática de mergulho livre e de flutuação e de natação recreativa, com profundidades entre 4 e 20 metros. O ambiente é recifal formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, onde predomina a fauna marinha de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Nesse ponto é possível visualizar os antigos alvos dos treinamentos militares da Marinha do Brasil em Alcatrazes. Atividades permitidas: banho de mar, mergulho livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up), observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.

 Raia – Poita 8: Ponto de mergulho abrigado de vento sudoeste no Saco do Funil, ideal para prática de mergulho autônomo (de dificuldade média), livre e de flutuação, com profundidades entre 4 e 30 metros. O ambiente é misto de recifal, formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, e ambiente com paredões, matações e caverna coberto por algas, onde é possível observar tanto fauna recifal quanto peixes de passagem. Atividades permitidas: mergulho autônomo, livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up).

 Badejo Quadrado – Poita 9: Ponto de mergulho abrigado de vento leste no Portinho, ideal para prática de mergulho autônomo (de dificuldade média), livre e de flutuação, com profundidades entre 4 e 25 metros. O ambiente é misto de recifal, formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, e ambiente com paredões, matações e caverna coberto por algas, onde é possível observar tanto fauna recifal quanto peixes de passagem. Atividades permitidas: mergulho autônomo, livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up).

 Jardim de Corais – Poita 10: Ponto de mergulho abrigado de vento leste no Portinho, ideal para prática de mergulho autônomo (de dificuldade média), livre e de flutuação, com profundidades entre 4 e 20 metros. O ambiente é recifal, formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, com a maior cobertura de corais cérebro (mussismilia hispida) do arquipélago, o que demanda especial atenção do visitante durante os mergulhos para evitar toques no fundo. A fauna é tipica de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Atividades permitidas: mergulho autônomo, livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up).

 Jardim de corais – Poita 11: Ponto de visita embarcada abrigado de vento leste no Portinho, ideal para prática de mergulho livre e de flutuação e de natação recreativa, com profundidades entre 4 e 20 metros. O ambiente é recifal formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, onde predomina a fauna marinha de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Ponto com a maior cobertura de corais cérebro (mussismilia hispida) do arquipélago, o que demanda especial atenção do visitante durante os mergulhos para evitar toques no fundo. Atividades permitidas: banho de mar, mergulho livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up), observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.

 Geladeira – Poita 13: Ponto de visita embarcada abrigado de vento leste no Portinho, ideal para prática de mergulho livre e de flutuação e de natação recreativa, com profundidades entre 4 e 20 metros. O ambiente é recifal formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, onde predomina a fauna marinha de ambientes recifais com peixes coloridos, tartarugas e invertebrados (nudibrânquios, anêmonas, caranguejos camarões e ouriços). Esse ponto esta no meio da ilha de Alcatrazes e possibilita o início da vista do ninhal de fragatas (Fregata magnificens) assim como o sobrevoo e comportamento dessas aves durante toda a permanência. Desse ponto também é possível observar o ponto mais alto da ilha de Alcatrazes, o pico da Boa Vista. Atividades permitidas: banho de mar, mergulho livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up), observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.

 Ninhal – Poita 14: Ponto de visita embarcada abrigado de vento leste no Portinho, ideal para observação do ninhal de fragatas (Fregata magnificens), assim como o sobrevoo e comportamento dessas aves assim como o ponto mais alto da ilha de Alcatrazes, o pico da Boa Vista. Nesse ponto é permitido a navegação de embarcações próximo a ilha para observação das aves. Atividades permitidas: banho de mar próximo à embarcação, observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.

 Ninhal – Poita 15: Ponto de visita embarcada abrigado de vento leste no Portinho, ideal para observação do ninhal de fragatas (Fregata magnificens), assim como o sobrevoo e comportamento dessas aves assim como o ponto mais alto da ilha de Alcatrazes, o pico da Boa Vista. Nesse ponto é permitido a navegação de embarcações próximo a ilha para observação das aves. Atividades permitidas: banho de mar próximo à embarcação, observação de fauna (aves, cetáceos e animais marinhos), contemplação de paisagem.

 Farol – Poita 16: Ponto de mergulho desabrigado no Portinho, ideal para prática de mergulho autônomo (de dificuldade média), livre e de flutuação, com profundidades entre 10 e 25 metros. O ambiente é misto de recifal, formado por costões rochosos cobertos por algas e corais, e ambiente com paredões e matacões coberto por algas, onde é possível observar tanto fauna recifal quanto peixes de passagem. No fundo de areia desse ponto é possível observar grandes anêmonas de fundo de diversas cores. Atividades permitidas: mergulho autônomo, livre e de flutuação, esportes náuticos de baixo impacto (ex: caiaque, stand up)

 Parcel das 5 milhas: Ponto de mergulho em mar aberto, ideal para prática de mergulho de profundidade e técnico, com profundidades entre 8 e 60 metros, para mergulhadores com maior nível de especialização. Local sujeito a fortes correntes.  O ambiente é formado por paredões graníticos com grandes matacões que formam vales recobertos por algas e briozoários, onde predomina a fauna marinha de passagem, grandes cardumes e peixes maiores. As embarcações ficam a deriva pois não há poitas de apoio e não é permitido o fundeio direto no fundo nas áreas do Refúgio de Alcatrazes. Este ponto só é operacional em boas condições de mar, com ondulações abaixo de 1 metro. Atividades permitidas: mergulho autônomo e livre.

MERGULHE MAIS EM ILHABELA!

Conheça outros pontos de mergulho e passeios na Ilhabela! Faça sua reserva!

Ilha das Cabras
Naufrágio Aymoré
Escuna Una
FAQ

Perguntas Frequentes

▶️ *Obrigatório Uso de Máscara*, tanto na empresa, como no barco. ▶️ Temos Álcool Gel e Álcool 70% em todas as dependências da empresa, inclusive no barco. ▶️ Mantemos todos os ambientes da empresa higienizados, inclusive o barco. ▶️ Todos nossos eqptos de mergulho foram devidamente higienizados. ▶️ Se possível, *tragam seu copo não descartável*, para não gerar lixo com copos de plástico descartáveis.

⏩ Antes de embarcar: na Loja: preenchimento do formulário do mergulhador com questionário médico (fornecido por nós) + apresentação de credencial de mergulhador. ⏩ No barco, antes do mergulho: Briefing para relembrar os sinais e as regras de mergulho, saber como será o processo de entrada e saída da água, além de como o mergulho será guiado.

⏩ O cancelamento não poderá ser realizado no dia ou após a data do serviço; ⏩ Não terá nenhum tipo de ressarcimento de valor nos casos de sentir enjôo no bote/barco, ter pouca ou nenhuma visibilidade, não sentir confortável na água e não conseguir descer/realizar o mergulho ou de não gostar do mergulho oferecido; ⏩ Lembre-se que não poderá ser solicitado qualquer tipo de reembolso, caso não compareça para utilizar o serviço contratado; ⏩ Reembolso integral: só poderá ser realizado se o pedido do cancelamento for solicitado em até 48 horas antes da data do passeio, sendo cobrado taxa administrativa de 10% descontada diretamente do valor reembolsado. ⏩ Após este prazo será cobrado No Show, sem direto a reembolso (100% do valor pago). Comunicar-se pelo Whats App (12) 98886-7268.